segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pensar um pouco não faz mal!

Já vou avisando, aos que não se interessam sobre natureza e o que as pessoas pensam sobre ela, este não é um post para vocês.

Esta semana fiquei chocado ao me deparar com o video (meio antigo) de uma menina que se diz parte de uma organização chamada ECO (eviromental childrem organization, ou organização das crianças ambientais, traduzido ao pé da letra). Esta menina e todo o grupo dela tem entre 12 e 13 anos e vivem no canada.
Este grupo vem a uma conferência, que pelo que se entende no video foi feita no Brasil. A garota fala sobre o futuro e como os adultos não respeitam mais ele. Tabém menciona a falta de responsabilidade dos adultos ao pensar cada vez menos nas suas crianças e nas gerações futuras. E crítica ao dizer que as crianças são ensinadas desde pequenas nas escolas a serem menos gananciosas e dividir mais. E ainda mensiona que ficou chocada ao se deparar com uma criança de rua que diz: "Eu gostaria de ser rica. E se eu fosse conseguiria para as outras crianças comida , abrigo, carinho...". Ela diz estar chocada pois se uma criança que não tem nada pensa em dividir tudo porque eles que tem tudo não o fazem? Isso me fez pensar um pouco no que realmente estamos fazendo pelo nosso futuro.

Aqui está o video original:  A menina que calou o mundo por 5 minutos

Fico imaginando o que se passava na cabeça desssas crianças para iniciar uma campanha dessas, provavelmente hoje elas devem fazer parte do greenpeace ou algo assim. Eu torço para isso pelo menos, tomara que não tenham sido engolidas pela sociedade e esquecido pelo que lutavam.
Me orgulho de ver que ainda temos pessoas que pensam não só na sua geração mas na geração dos que ainda viram. Será que estes que estão para vir ainda veram coisas lindas como as que eu vi na terra? Será que teram a chance de fazer as coisas que eu pude fazer? Fico imaginando. Mas não me orgulho de mim mesmo, pois sei que poderia fazer muito mais do que faço hoje...

Bom espero estar ajudando um pouco mais com este post!
Abraços!

3 comentários:

  1. Não se baseiam apenas em grandes feitos os grandes acontecimentos, mudanças. Imaginemos um castelo de cartas. o que é uma carta em 56? Mas o castelo se ergue, se essa carta for justamente uma das que compõem a base? As vezes pequenos atos são a base dos grandes feitos. Abrir uma porta, e ao abri-la, esperar que todos passem, sem soltá-la; oferecer um gole de água pra um amigo cansado com qual jogava futebol; sentado em um onibus, dar lugar a pessoas que precisem sentar; são pequenos atos que simplismente por acontecerem, mudam quem fez e quem viu acontecer.

    Dividir não é facil. Não me sinto mal por chamar uma criança assim de hipócrita. Talvez não seja. Mas duvido que ela ofereça seu lanche da escola a um colega novo, ou ainda, ofereça seus casacos velhos em campanhas de agasalho. Talvez faça tudo isso. Mas quantas vezes essa criança já esqueceu a torneira ligada, ou demorou no banho, ou riscou folhas de caderno apenas em um lado, e simplesmente jogou a folha fora, sem sequer olhar para o verso, em branco? Isso tudo com certeza essa criança já fez.

    Construir um castelo de cartas é complicado. Não adianta se importar com o projeto todo sem se preocupar especialmente com cada carta. Qualquer deslize, o castelo cai. A beleza do mundo está em cuidar deste castelo. Sentir que ao final do dia os atos que realizou, por menores que fossem, evitaram um briga, o diperdício de água, ajudaram alguém a resolver uma questão de matemática dificílima; não há forma melhor de satisfação. Ah, se as pessoas soubessem disso...

    Quem somos, senão os deuses de um mundo sem dono?

    um abraço

    Bruno Geraldi

    ResponderExcluir
  2. Poxa!! O.O
    essa eu fiquei sem palavras!
    é isso mesmo pequenas ações mudam o mundo!

    ResponderExcluir
  3. tava escrevendo aqui de tarde, expressando minha opinião sobre o assunto, tava ficando tri e talz, mas daí a porra do pc travo e ferro tudo! Então resumindo o que eu ia comenta antes, pra uma criança ter que jogar tudo isso na cara do mundo inteiro,[marginal mode on(X) off( )] a parada ta sinistra![marginal mode on( ) off(X)]

    ResponderExcluir